quarta-feira, maio 07, 2008

Azulejo

Esta foi a primeira experiência de pintura em azulejo, no âmbito da licenciatura que estou a tirar.
Antes de pintar directamente nas peças (para não sair asneira), a professora sugeriu experimentar primeiro em azulejo, para ficarmos a conhecer a maneira como o pincel desliza na chacota. Parece fácil, mas não é assim tão simples, pois a chacota absorve, quase instantaneamente, a água e a tinta fica com aparência de areia empastada.
O resultado foi um azulejo cheio de defeitos, mas muito fashion:

Azulejo

Antes de cozer e sem aplicação do vidrado.


Azulejo

Depois de vidrado e cozido.

8 comentários:

Cecília disse...

Amiga eu nao vejo defeito nenhum!
Está muito giro! Adorei

Bonecas da Filó disse...

Adorei o seu blog,parabens,continue assim.
Vou passar por aqui mais vezes.tambem vou adicionar o link no nosso blog.Bjs

paulo disse...

Olá :)

Sabe onde posso arranjar um forno para cozer as peças no Porto?


O azulejo já estava pré-cozido era um azulejo normal senão onde arranjo?

Obrigado

paulo disse...

sub

Ju disse...

Olá Paulo!

Antes de mais, obrigada por visitar o meu blog!

O azulejo utilizado, antes de pintar, estava apenas chacotado, ou seja, sofreu apenas uma cozedura (para "endurecer" a pasta), só depois pode ser pintado ou vidrado e é sujeito a uma nova cozedura para fundir o vidrado.

Deve encontrar azulejos chacotados na Loja do Ceramista, que se situa nas Caldas da Rainha (www.lojadoceramista.com) ou na Loja da Pintura, situada em Lisboa (www.lojadapintura.com).

Há algumas fábricas cerâmicas que conseguem arranjar azulejos chacotados a bom preço, indo lá e falando com eles, depende sempre da quantidade.

No Porto, não conheço quem tenha forno disponível para cozer peças únicas. Os nossos trabalhos eram feitos na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Aqui no norte não é fácil arranjar onde cozer peças, especialmente porque a maior parte da indústria é de barro vermelho e com esta crise, muitas fábricas já fecharam.

Espero ter ajudado de alguma maneira. Se precisar de esclarecer alguma dúvida, pode enviar-me um e-mail para arcoiris.dideias[a]gmail.com

Cumprimentos

paulo disse...

Obrigado Ju

Tenho mais umas duvidas. Eu queria fazer a massa do azulejo afinal, queria que ele ficasse com o formato de letras.
A massa para fazer isso é argila branca, penso não estar enganado.

Para pintar e dar o brilho é que não sei quais são os nomes exatos dos materiais?

Com os melhores cumprimentos

Paulo

Ju disse...

Olá Paulo!

Sim, nesse caso, já não se trata de um azulejo, pois o que mencionei são os típicos azulejos quadrados e estando já "pré-cozidos", não dá para alterar a forma. Para moldar letras utiliza-se pasta cerâmica ou argila, que podem ser de várias cores ou tipos. O mais normal para peças decorativas é uma pasta de faiança (que é branca) ou barro (que vai desde rosa avermelhado a preto).
Para decoração, utilizam-se os pigmentos cerâmicos (em pó) para pintar à mão (misturados com água para pintar sobre chacota ou misturado com óleo de serigafia para pintar sobre vidrado cozido). A parte do brilho adquire-se com a aplicação de um vidrado, que também existem de vários tipos (transparente, opaco, brilhante, mate, de cor ou branco). Para tudo isto é necessário alguma técnica tanto na moldagem das peças como na vidragem, pois podem ocorrer defeitos com muita facilidade que não se conseguem contornar.

Cumprimentos
Ju

paulo disse...

Fiquei muito mais esclarecido,
obrigado ju

Estou a pensar um dia exprimentar, fazer umas peças para ver como ficam, agora só falta arranjar um local para a queima das peças...

Obrigado

Paulo